Tópicos de Tradição

O Projeto Nala Wali tenta reviver a arte tradicional de tecer azarband envolvendo mulheres desempregadas e alcançando designers de todo o país.

azarband, nala, artesanato tradicional, expresso indiano, notícias expresso indianoO artesanato tradicional do azarband ou nala está sendo revivido para os compradores contemporâneos.

O humilde, mas artístico nala - Cordão intrincado e tecido à mão usado em salwars, anáguas de sari, lehengas e churidars, entre outros, terá uma nova vida com o Projeto Nala Wali, que tentará reviver a arte tradicional do azarband e suas técnicas de tecelagem. Isso será feito envolvendo comunidades de mulheres desempregadas e alcançando designers de todo o país. O esforço do The Dialogue Collective, uma plataforma interativa onde artesãos, designers, pensadores sociais colaboram e crescem juntos, o projeto é ideia de Shyamli Chaudhry, que viajou e trabalhou com artesãos no nível do solo e está armado com anos de experiência com ONGs, comunidades e vários projetos de RSC. Segundo ela, a missão maior é mudar o comportamento do consumidor em relação aos produtos artesanais.

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Azarband, comumente conhecido como nala (cordão), foi anteriormente tecido à mão no Punjab indiviso e a arte de criá-lo foi passada de geração em geração. Agora é uma nave agonizante.



A ideia, diz Chaudhry, é reviver as técnicas de tecelagem projetando produtos baseados em utilidades e convidando designers de todo o país para fazer parte do processo. Nós nos esforçamos para criar interesse entre as comunidades de mulheres desempregadas e treiná-las para projetar produtos contemporâneos que atendam às necessidades do mercado urbano. É uma forma de capacitá-los, dando-lhes uma plataforma para usar as habilidades que possuem e trabalhar em casa conforme sua conveniência, explica Chaudhry, fundador do Coletivo. Começando com um grupo de mulheres das aldeias de Punjab e áreas remotas, que aprenderam a tecer o preguiçoso de suas avós e mães, mais de 12 mulheres se encontram no centro do Coletivo na Colônia Madhav em Khuda Ali Sher, perto de Chandigarh. Chaudhry diz que este será um centro de incubação de design, onde o design e o desenvolvimento do produto ocorrerão com contribuições de designers, que podem sentar-se com os artesãos e dar a ideias criativas uma forma e forma e usar o preguiçoso como parte de suas coleções de várias maneiras.



Shyamli Chaudhry, azarband, nala, artesanato tradicional, expresso indiano, notícias expresso indianoShyamli Chaudhry (em azul) com mulheres que fazem parte do The Dialogue Collective.

A semente para o projeto foi plantada pela professora de Chaudhry, Swatantar Mann, que se formou em Museologia (teoria dos museus) pela MS University, Baroda, após a qual trabalhou por cinco anos no Prince of Wales Museum, Mumbai, antes de se mudar para os Estados Unidos. Lá ela estava trabalhando em uma escola pública, encontrando maneiras de fazer conexões culturais por meio do aprendizado criativo. Em 2008, quando Mann visitou a Índia após 10 anos, ela falou com membros de sua comunidade e família Punjabi sobre azarband. Ninguém conseguia se lembrar mesmo de ouvi-lo em uso comum. Assim, comecei minha própria pesquisa sobre o artesanato popular. Usei meu próprio azarband para iniciar uma conversa com Punjabis aqui nos EUA. Isso levou a uma ótima conversa. Mesmo aqueles que teceram o azarband enquanto crescia, jogaram os seus porque não usavam mais os tecidos à mão, diz Mann, cuja determinação em prosseguir com a pesquisa ficou mais forte. De minha avó materna a minha mãe e tias, todos prefeririam o nala tecido à mão em seu salwar porque parecia seguro e espesso o suficiente para não penetrar profundamente na pele quando preso com firmeza. A beleza da trama e o apreço por ela sempre foram apontados por eles quando esticados, diz Mann, que iniciou a pesquisa formal em 2015 e espera publicar seu artigo sobre o azarband.

O desejo de Mann de reviver a trama, porque uma arte tradicional perdida no tempo deve ser tornada relevante nos tempos contemporâneos, levou-a a conversas com Chaudhry sobre os planos de revivificação. Ela sentiu que o projeto tinha potencial para fornecer emprego a mulheres necessitadas e que um ofício cultural poderia ser revivido.



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Esses preguiçoso , acrescenta Chaudhry, já foram uma parte integrante do enxoval de casamento, com as meninas tecendo-os para seus salwars em seda e algodão. A arte ainda prevalece no Paquistão, Turquia e Afeganistão. Agora, como parte do projeto de revitalização, o Coletivo está desenhando alças, decotes, cintos, botões, borlas e rendas, entre outros, com designers também os abordando para nalas tecidos à mão para lehengas de casamento. As mulheres mais velhas que são adeptas do ofício estão ensinando as jovens a levar o legado adiante. Nós obtemos a matéria-prima, os ajudamos a criar novos designs, selecionamos uma paleta de cores para os consumidores de hoje, criamos amostras de diferentes produtos e também os ensinamos como atender diretamente os consumidores e buscar seu trabalho independente, o que lhes dá a oportunidade de ganhar a vida . Além disso, o investimento é muito menor, pois também estamos incentivando o uso de fios reciclados, diz Chaudhry. O design e o desenvolvimento do produto são características integrantes do projeto, pois agora ela espera envolver as mulheres que têm teares, para que ela possa criar uma gama de produtos de decoração para casa usando a tecelagem, joias da moda, durries, móveis tecidos como pidhis , Manjis usando cordas de algodão e juta, além de souvenirs, entre outros. Chaudhry espera que os designers apoiem a causa.